[RESENHA] As Virgens Suicidas



    "Sentimos o aprisionamento que é ser garota, e como isso torna a mente ativa e sonhadora, e como a gente acaba sabendo quais as cores que combinam entre si. Soubemos que as garotas são nossas gêmeas, que existíamos todos no espaço como animais de idêntica pele, e que elas sabiam tudo a nosso respeito embora nós não soubéssemos nada delas. Soubemos, afinal, que as garotas são na realidade mulheres disfarçadas que compreendem o amor e até mesmo a morte, e que a nossa tarefa era apenas gerar o barulho que parecia fasciná-las."


Peguei este livro por uma indicação de amiga e me surpreendi muito. Eu sou bem eclética em minhas leituras, tem horas que prefiro algo mais suspense, em outras quero algo mais romântico bem agua com açúcar, depende muito do humor e do que estou vivendo. Quando peguei este livro pensei que tinha um mistério com  as questões de manipulações em suicídios, mas para minha surpresa não foi tão soturno e macabro como pensei.

Fiquei interessada quando vi a capa do livro, ela já provoca um interesse no leitor por ser uma capa explicita e ao mesmo tempo traz novas sensações não muito comuns nos livros atuais. O livro é de Jeffrey Eugenides, e é considerado por muitos um clássico da literatura contemporânea norte americana. Conta a história de cinco irmãs peculiares do subúrbio, seus pais possuem regras e uma educação rígida que impedem as paixões e afloramentos da adolescência destas meninas e por uma beleza e mistério deixam seus vizinhos e colegas de colégio curiosos. Esta curiosidade geral cresce após o inicio de um período de devastação familiar com o suicídio da primeira irmã, e este fato levará a morte das cinco irmãs em sequência.

Um fato curioso, é que você não sabe muito bem que narra e em certos momentos parece que são vários narradores com suas diversas percepções da tragédia.  Como já disse, ele não é um livro tão macabro, porém, bastante melancólico. Não sendo uma leitura muito rápida, a cada página esta melancolia aumenta junto com o interesse de descobrir a causa para o que ocorre. Não vou contar se esta causa é descoberta ou não, deixo na mão de vocês para lerem e me contarem depois suas opiniões sobre este livro!


Ah! E para quem não curte muito ler, este livro foi adaptado ao cinema por Sofia Copola, mas ainda não assisti para dizer minhas impressões. 

Comentários

Postagens mais visitadas