[RESENHA] A garota que você deixou para trás


Quem não curte um livro que supere todas as expectativas que temos com ele? Claro que todo mundo espera isso de uma boa leitura, é muito legal quando o final do livro nos surpreender de alguma forma e foi exatamente isso que aconteceu neste aqui.

Já adianto que é o segundo livro da autora que eu leio, e estou começando a acreditar que este é o padrão dela. O primeiro livro que li foi Uma carta de amor, e me interessei por conta do contexto de cartas e tudo mais. Achei o máximo e ultimamente resolvi pegar outros livros da Jojo Moyes para ler também.

A garota que você deixou para trás é incrível, com este titulo você acredita que é mais uma historia de uma garota sofrendo por ser deixada para trás por um homem....é, só que não é isso!
O livro se passa em duas épocas, a Paris de 1917 invadida pelos alemães e sendo sucateada pelos mesmos e Londres dos anos 2000 com um processo de devolução de quadros roubados. A história de duas mulheres talvez esquecidas por si mesmas que encontram a força no momento mais desesperador de suas historias. Me fez questionar sobre a diferença entre justiça verdadeira e justiça forjada, na luta por bens e por direitos.

Revezando entre as duas épocas, mostra a essência de duas mulheres que não são personagens secundárias deixando seus maridos em primeiro plano, mulheres que apesar dos momentos de fraqueza lutam, sobretudo pelo que acham certo independente do que a sociedade admite.  Sob a perspectiva de cada uma, o leitor acompanha todo o processo de valoração por dinheiro e valoração sentimental, levando a um debate interno sob até que ponto a justiça que a principio parece tão simples, torna-se complicada ao envolver historias de passados remotos.


Para quem curte livros com historias um pouco fora do convencional e do romance clichê, vale a pena pegar para ler. A leitura é meio lenta em algumas partes e não há aquele Big ápice de adrenalina de alguns livros o que eu acabei sentindo um pouco de falta, embora consiga cativar e levar a curiosidade sobre o final.

Comentários

Postagens mais visitadas